Dona Benta da Cidade de Deus

É praticamente impossível falarmos da Cidade de Deus e não falar dela, uma das moradoras mais antigas da nossa comunidade e que muitos moradores não conheceram ou que nunca souberam de sua existência, Dona Benta. Essa mulher que foi eleita pelos moradores da comunidade para estampar a cédula de 5 CDD (moeda do Banco Comunitário da Cidade de Deus), criado em setembro de 2011. A ligação da simpática senhora com o bairro começou em 1966 quando ela chegou à favela, com o falecido marido e um casal de filhos, em decorrência de uma grande enchente que aconteceu naquele ano.

Dona Benta da Cidade de Deus cddnaweb


Há 47 anos, ela presta seus serviços de mãe-de-santo na comunidade sem cobrar pelo dom que recebeu. “Recebi essa dádiva para ajudar as pessoas. Não tenho por que cobrar por isso.”, afirmou Dona Benta. Outro dom, entretanto, ela desenvolveu em vida, foi o da solidariedade. Há 17 anos, ela fundou o Comitê da Terceira Idade e já formou centenas de pessoas em cursos de corte e costura, artesanato e bordados.

“Nosso objetivo é capacitar os adultos com mais de 60 anos, para que eles se mantenham ativos e gerando renda. Muitas que saíram daqui estão trabalhando em casa e ganhando dinheiro.”, afirmou Benta que ainda dava aulas de costura para seus “novos” alunos. Com quatro netos e três bisnetos, ela não abria mão de ensinar. “A gente quando quer bem-feito, tem que dar o exemplo, concorda?!”, interrogou ela. As bolsas, colchas, panos, bordados, entre outros itens produzidos, eram vendidos em feiras pelo bairro.

Dona Benta estava à espera da liberação de recursos de uma empresa privada, que não sabemos se foi conquistado, para a reestruturação do Comitê, que funcionava em sua casa. “Com o investimento, vamos poder ter o nosso próprio local, investir em equipamentos, aumentar nossa produção e qualificar mais pessoas. Nosso fortalecimento está no trabalho em rede”, disse a octogenária que também é coordenadora financeira da Agência de Desenvolvimento local que faz a gestão do Banco Comunitário da Cidade de Deus. 
Uma mulher guerreira, nascida em 13/05/1932, que infelizmente veio a falecer no dia 21/07/2015 no hospital Cardoso Fontes com 82 anos.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: