ARTE, LUTA E RESISTÊNCIA

O Poesia de Esquina completou cinco anos e a kombi recém comprada é o símbolo para os novos desafios

A festa vai ficar para o ano que vem. Isso só comprova que, além de um grupo cultural, o coletivo é um núcleo de luta e resistência. E o saldo até aqui é positivo. Vivi explica que tudo nasceu a partir da percepção da Cidade de Deus a partir da força artística, principalmente da literatura.

— Éramos muitos poetas aqui na região, mas nos encontrávamos pouco. Criamos, então, um evento mensal para ser o encontro de poetas da Cidade de Deus. Dentro da organização, há um fluxo grande de colaboradores, mas basicamente somos três na produção.

Ao longo do tempo, os encontros, na maioria realizados no Bar Tom Zé, foram crescendo. Parcerias com coletivos de arte da Cidade de Deus ou de outras comunidades e regiões da cidade foram firmadas, e o sarau foi se tornando bastante conhecido. No aniversário de três anos, o grupo organizou pela primeira vez uma doação de livros infantis. Atualmente, o Circo Voador ajuda na campanha de arrecadação dos livros, organizados e doados em eventos do Poesia de Esquina.

Antes de dar visibilidade à arte da Cidade de Deus, o Poesia de Esquina teve o mérito de descobrir talentos. Vivi defende o formato do sarau em microfone aberto, ou seja, qualquer pessoa que queira participar tem voz. Foi assim que Rosalina Brito, poeta e ilustradora, se descobriu artista:

— Eu tinha muita poesia guardada em casa, e com os eventos eu pude expor meu trabalho.

Nos próximos anos, o Poesia de Esquina pretende expandir suas fronteiras. Símbolo disso é a Kombi que o grupo comprou.

— Já somos conhecidos aqui, mas podemos circular mais. O Cine Joia da Freguesia já nos procurou, e queremos pensar em eventos em conjunto. Acho que o nosso desafio agora é dialogar mais com o povo, tornar a poesia mais popular, continuar na luta e também fazer com que as mulheres ocupem cada vez mais seu espaço na arte — afirma Vivi.

Leia mais sobre esse assunto em O Globo.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: